Nessa última década é perceptível um grande avanço tecnológico, mas parece que a escola não assimilou essas transformações, permanecendo inerte e, até mesmo, obsoleta frente às demandas da sociedade moderna.
Eu concordo com o professor Ladislau Dowbor quando ele diz que “o espaço do conhecimento está se multiplicando e a escola não está se articulando, só repete.” Embora também ache que equipar as escolas com computadores, entre outras tecnologias, sem transformar o paradigma tradicional de educação é mero “deslumbramento”, como citado no texto de Paulo Blinkstein, quando ele fala das sereias...
Mas as TICs tem sim, um grande potencial para trazer mudanças à Educação, desde que haja transformação na metodologia de ensino. Como afirma Dowbor em entrevista, nos dias de hoje há muito conhecimento produzido e o aluno precisa aprender a ter acesso a esses conhecimentos, saber selecioná-los e, indo mais além ser capaz de produzir novos conhecimentos. Deste modo a escola será capaz de formar cidadãos críticos, que sejam contínuos aprendizes e preparados para as exigências dessa nova sociedade.
Achei muito interessante seu texto e também acho que as tecnologias estão se inserindo na escola, mas não na mesma velocidade que estão presentes em nosso cotidiano, há muita disparidade no trabalho desenvolvido de uma escola para outra. Quando se falou em produzir uma vídeo-aula, por exemplo, parecia ser o fim das aulas expositivas, deixando a monotonia de lado, prendendo a atenção dos alunos em algo interessante e isso é muito bom. Por outro lado, quase toda escola possui DVD, mas não há material compatível ou os professores desconhecem este material na escola, então passam vídeos repetidos, sem qualquer objetivo pedagógico (para poder corrigir provas, preencher diários, etc.). Este não é um uso significativo das TICs. Abraço.
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