Total de visualizações de página

domingo, 5 de dezembro de 2010

SOU PROFESSOR-APRENDIZ

Olá, meu nome é Marizete, tenho 34 anos. Professora formada desde 1993, porém só comecei atuar em 2003, o que exigiu atualização urgente. Logo prestei vestibular para o consórcio CEDERJ e fui aprovada para a primeira turma de Pedagogia para as series iniciais.
Acho que a profissão do professor não mudou muito, ainda existe aquele ambiente em que o professor ensina e o aluno aprende, nos mesmos moldes em que fui formada. Tenho observado que por mais que insista numa prática interativa, a participação é mínima, o que, além de dificultar uma relação mais próxima com os alunos, o aproveitamento em termos de aprendizagem também deixa a desejar.
Podemos ver algumas mudanças nessa relação professor-aluno, mas ainda estamos longe do ideal.  A tecnologia sozinha não vai trazer mudanças significativas se não houver um trabalho bem elaborado e que atenda as necessidades dos alunos.
 Não é tarefa fácil utilizar os computadores como um recurso didático na prática pedagógica de modo a tornar significativa a aprendizagem. Acredito que a formação em informática educativa pode colaborar.
Como professora devo estar aberta às novas formas de desenvolver meu trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para enfrentar esses e outros desafios que se seguirão.
Como aprendiz sou muito curiosa,necessito descobrir cada vez mais novas maneiras de me especializar, pois um dos maiores desafios que nós professores enfrentamos atualmente é, sem dúvida, a necessidade de aprender novas formas de ensinar para que a aprendizagem ocorra nos moldes da atual sociedade.

“Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”. Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário