Total de visualizações de página

domingo, 5 de dezembro de 2010

BLOCO DO PASSO - LUCAS CIAVATTA


            O trabalho “Saltos no Tempo” com o Bloco do Passo é muito interessante e bem dinâmico. É necessário ter muito ritmo, disciplina, capacidade de memorização e nesse ponto, utilizar as partituras em slides foi uma grande sacada, pois assim é possível visualizar o resultado pretendido.
            De acordo com Ciavatta, a necessidade de criação do Bloco do Passo surgiu num momento de percepção das dificuldades de aprendizagens de seus alunos. O que o inquietou bastante e o levou a desenvolver esse desafio, no qual o aluno é um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.
            O trabalho do professor Lucas e do Bloco do Passo nos dá uma demonstração do quanto podemos inovar na nossa prática pedagógica e ao mesmo tempo criar situações positivas, através do uso da imaginação e das habilidades de cada um, desta forma refletindo no resultado de todo o grupo. Na medida em que motivamos, desafiamos os alunos na construção do conhecimento ou da superação de suas dificuldades, estamos dando a eles a oportunidade de trilhar novos caminhos para o enfrentamento dos desafios diários, sendo mediadores do seu processo ensino-aprendizagem.
            Podemos utilizar algumas atividades semelhantes na escola. Quando notamos a ausência de ritmo na leitura dos alunos e isso acontece até mesmo no quinto ano, podemos trocar as leituras ensaiadas e repetitivas pelo uso de palmas para melhorar a entonação. Fazendo com que prestem atenção ao som e repitam na ordem certa. Podemos como Lucas Ciavatta, elaborar um esquema visual para que os alunos acompanhem o exercício.
            Podem assistir ou, até mesmo, produzir vídeos com temas propostos e através da música, dança e de outras manifestações artísticas poderem se expressar. Da mesma forma considero possível elaborar um trabalho com uma apresentação posterior para que eles mostrem o quanto são capazes e criativos.
            Considero que todo o trabalho desenvolvido com alunos deve, em vista da crise de valores que se encontra nossa sociedade, ser um trabalho que envolva o coletivo através da colaboração, solidariedade, respeito pelas diferenças.
            Existe indiscutivelmente necessidade de disciplina e estabelecimento de limites, porém não podemos deixar que nossos alunos deixem de se expressar, colocando suas opiniões e criatividade a mostra, para que mais tarde como membros da sociedade também tenham a capacidade de almejar mudanças expondo suas ideias.
Marizete

Nenhum comentário:

Postar um comentário