1- Elaboração de um projeto envolvendo mídias digitais
2 – Projeto: Conto de fadas
3 - Área do conhecimento envolvida: Língua Portuguesa
3 - E.M. Elízio Ignácio Rangel e E. Mz. José Guimarães
4 - 5º ano do Ensino Fundamental
5 – Contextualização
Os contos de fadas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, sejam nas expectativas ou desilusões. Muitas vezes comparamos fatos reais aos contos de fadas, quem nunca mentiu como Pinóquio; ou não atendeu aos conselhos de sua mãe e se deu mal, como Chapeuzinho Vermelho; talvez esteja esperando um príncipe encantado para viverem felizes para sempre. Foi pensando assim que resolvemos incentivar nossos alunos a produzirem textos a partir de contos de fadas conhecidos.
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura. Os contos fazem parte da cultura da criança desde os primeiros anos de vida, em todos os tipos de sociedade, contribuindo de forma significativa na formação de seu imaginário.
Podemos aprender muito com os contos de fadas, eles nos levam a reflexão sobre valores a serem preservados. Como afirma Marc Soriano sobre os contos dos irmãos Grimm “já não se trata de fazer pregações morais às crianças, mas de utilizar esses relatos do passado para despertar a curiosidade juvenil e orientá-la para a reflexão independente, com o objetivo de que atuem no sentido de criar um mundo melhor.”
6 – Objetivos de aprendizagem
· Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas;
· Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
· Incentivar o trabalho em equipe;
· Estimular a criatividade;
· Promover o hábito de leitura.
7 - Estrutura Curricular: Ensino Fundamental Inicial
8 - Metodologia (desenvolvimento)
1º momento
· Verificar o que os alunos entendem por contos de fadas. Levá-los ao laboratório de informática da escola para pesquisarem sobre o tema.
· Pedir aos alunos que formem equipes e elaborem uma entrevista para ser realizada com os adultos sobre contos de fadas.
· Pedir aos alunos que tragam os contos de fadas que possuem em casa.
· Compartilhar com os colegas o resultado das entrevistas e os contos de fadas trazidos
2º momento
· Visitar o blog da turma e escolher um dos contos de fadas postados pela professora, registrar um comentários sobre ele.
· Em duplas ou trios produzir em sala de aula um conto de fada original ou baseado nos que já conhece.
· No LIED da escola, salvar imagens referentes aos contos de fada produzidos.
· Criar um livro eletrônico, utilizando o PowerPoint, inserindo imagens, sons e animações.
· Participar de uma história colaborativa utilizando o Google docs.
3º momento
· Em equipes os alunos criarão roteiros para produção de peça teatral, vídeo, fotonovela.
· Cada equipe produzirá um dos trabalhos citados no item anterior para serem apresentados na culminância do projeto
9 - Tecnologias e mídias utilizadas
Câmara digital, celular com câmara
Hardware:
Microcomputador (es)
Conexão de Internet
Software:
Apresentação
Editor de texto
Internet Web Browser
10 – Duração das atividades
Um trimestre
11 - Conhecimentos prévios necessário
Conhecimento sobre contos de fadas, utilização de tecnologias, como câmera digital, celular, internet.
12- Avaliação
A avaliação será feita de modo qualitativo através de observação da participação dos alunos envolvidos, da criatividade, disciplina iniciativa, envolvimento, trabalho em equipe.
Na forma quantitativa serão avaliados, tanto os trabalhos de produção escrita e apresentações quanto os trabalhos digitais valerão nota para a disciplina de língua portuguesa.
13 - Socialização da produção:
Culminância do projeto com exposição dos trabalhos artesanais, fotonovelas e livros impressos feitos pelos alunos. Apresentação dos livros eletrônicos e vídeos produzidos através do data show. Visitação ao blog da turma. Apresentação de peça teatral.
14- Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário